quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PARABÉNS G.E.BRASIL

Da Assessoria
GE Brasil comemora a passagem de mais um aniversário com homenagens, muito samba e alegria de uma multidão pintada de vermelho e preto
Quando Breno Corrêa da Silva, Salustiano Brito e mais um grupo de também jovens dirigentes fundaram o Grêmio Sportivo Brasil, no dia 7 de setembro de 1911, eles não queriam apenas um time de futebol. Mas, sim, um clube que não fosse refém de normas e diretrizes impostas por uma empresa de cerveja. O desejo era de construir uma instituição com as portas abertas para quem quisesse chegar, um clube totalmente livre. Conseguiram.
Pois foi desta maneira, solta das rédeas, que a agremiação nasceu, cresceu e agora comemora a passagem do 99º aniversário. Faltando exatamente 365 dias para o centenário, o Brasil organizou uma grande festa popular, com a presença de autoridades, de pessoas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento rubro-negro, mas, principalmente, com força contagiante de uma massa que é apaixonada pelo clube da Baixada: a torcida Xavante.
Uma torcida que durante todos estes anos expandiu o nome do Brasil aos gritos, que não cansa de demonstrar o amor que sente pela união do vermelho com o preto, que é fiel, que também é exigente, cobra, reclama, xinga, mas sempre está ao lado do clube. Melhor do que isso, ela é o próprio clube, ou, no mínimo, o maior patrimônio que Breno e Salustiano um dia, quem sabe, sonharam em ter para aquela instituição que eles ergueram justamente para este propósito, para que fosse do povo.

A FESTA
O ponto de enc
ontro dos rubro-negros nesta terça-feira foi no bairro Fragata, no CTG Coronel Thomaz Luiz Osório, que mais parecia um cantinho do estádio Bento Freitas, abarrotado por mais de mil torcedores, que almoçaram, sambaram e comemoraram juntos a abertura oficial das atividades do centenário do clube.
O evento foi promovido pela Associação ‘Cresce, Xavante!’, um grupo de jovens torcedores que se uniu há mais de um ano para ajudar o clube voluntariamente e mostrar que essa relação do Brasil com a galera da arquibancada está sempre se renovando e que nunca mais vai ter fim. Passem 99, 100 ou 200 anos.

- A gente assumiu a responsabilidade de realizar um aniversário nos moldes que o Brasil exige, ou seja, com a torcida presente em um grande evento popular. Dessa forma a gente consegue ajudar o clube, não só financeiramente, mas também na mobilização do torcedor, convocando todos a participarem dos eventos do Brasil, fazendo com que eles saibam que são o nosso grande diferencial – disse o Presidente da associação, Tiago Perceu.
Entre as estremecedoras apresentações artísticas, que iam desde grupos
da velha guarda até baterias carnavalescas, a festa também reservou espaço para homenagens. O Diretor do Depto de Captação de Recursos do clube, Milton Martins, e o Embaixador Xavante em Brasília, Paulo Ferreira, foram lembrados pelo trabalho desenvolvido na renovação do patrocínio master com a Agecom/Vorax. Enquanto Ivânio Branco de Araújo, presidente em 1976 e 2006, e pai do mandatário rubro-negro no momento, recebeu uma placa em nome do Grêmio Esportivo Brasil.
- O Brasil merece homenagem sempre, o Brasil merece o trabalho da gente sempre. O Brasil é único e tudo que for feito para esse clube é ainda é pouco – disse o atual conselheiro de administração, que concedeu a entrevista com a voz embargada pela emoção de ouvir o hino do clube acompanhado pela empolgada multidão.
Feitas as homenagens, o gran finale ficou por conta da Escola de Samba General Telles. A diretoria da entidade aproveitou a ocasião para anunciar oficialmente que no carnaval pelotense do ano que vem a escola vai homenagear o centenário do Brasil. A letra do samba enredo deve ser lançada somente em novembro, mas a batucada já começou logo após o discurso de justificava do tema, que teve direito a passistas e adesão imediata da torcida rubro-negra, que não precisa de muito esforço para cair na festa.
Texto/Leonardo Crizel-Foto/Carlos Insaurriaga-Ass.G.E.Brasil

Nenhum comentário: