quarta-feira, 21 de julho de 2010

XAVANTE ARRANCA COM VITÓRIA

**Da Assessoria
Na estreia da Série C, Brasil é empurrado pela torcida e vence o Caxias com um gol aos 40 minutos do segundo tempo

Estádio Bento Freitas lotado, muita batucada, gritos de guerra, sinalizador, fumaceira, adversário difícil, gol no finzinho do jogo e festa em vermelho e preto. Definitivamente a vitória do Brasil sobre o Caxias, conquistada na base da raça e da superação, teve a cara do clube Xavante. A partida, disputada na noite deste sábado, foi válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.
O próximo confronto do rubro-negro pela competição nacional está marcado para as 16h do outro domingo, quando o time da Baixada vai enfrentar o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.
O JOGO
Com o meio-campo completamente congestionado, o jogo ficou um tanto truncado no início. Mas aos poucos o Brasil foi encontrando espaço e criando as primeiras oportunidades de gol da partida. Ricardinho, chutando de fora da área, e Marques, aproveitando cruzamento de Sidnei, estiveram perto de marcar.
Curiosamente, após exercer um leve domínio sobre o Caxias, o time Xavante começou a oscilar um pouco. Chegou a errar passes consecutivos e esbarrar na retranca vestida de grená. Porém, depois que um lindo lançamento de Moscatelli quase se transformou em um golaço por cobertura de Marques, a equipe da casa se animou novamente, a torcida se inflamou ainda mais e a pressão rubro-negra foi voltou a prevalecer.
Só faltava o gol. E ele veio no segundo tempo!
Depois do intervalo, o Brasil voltou a campo jogando na base do abafa. Em menos de cinco minutos o time criou pelo menos três lances de perigo. Raulen, aproveitando uma sobra de bola dentro da área, foi quem esteve mais perto de abrir o placar.
Por outro lado, a equipe da serra gaúcha tentava acalmar o ímpeto rubro-negro e diminuir o ritmo da partida cometendo faltas. Algumas duras demais, inclusive.
Vendo o relógio andando e o marcador parado, Fahel Júnior resolveu dar uma agitava no setor ofensivo Xavante. Aos 18 minutos entraram Jair (que retornou ao clube na última quarta-feira) e Cleberson, nas vagas de Paulo Renato e Marques, respectivamente.
O Caxias também mudou na etapa final. Em uma das substituições, Mauro saiu para o ingresso de Aloísio, que deu um susto na torcida da Baixada. O atacante grená invadiu a área driblando o marcador, ficou de frente para o gol e só parou quando chegou o goleiro Luis Müller, que saiu nos pés dele e fez uma defesa espetacular.
Mas as alterações do técnico da casa também surtiram efeito, e um efeito muito mais decisivo. Aos 40 minutos, Dudu, que havia substituído Ricardinho pouco tempo antes, cruzou na área, e Jair, com 1,79m, não precisou sair do chão para ganhar a disputa entre os zagueiros grandalhões do Caxias e, com o ombro, fazer o gol da vitória do Brasil, para o delírio geral nas arquibancadas do Bento Freitas.
Nós fizemos um primeiro tempo perfeito. Jogamos no campo do adversário o tempo todo, e só tivemos algumas dificuldades para finalizar porque o Caxias veio com uma proposta voltada muito para a marcação. No segundo tempo foi difícil manter o ritmo, mas tivemos muitas oportunidades e gol nos últimos minutos encerrou o jogo com uma vitória merecida do Brasil – destacou o técnico Fahel Júnior, em entrevista coletiva após a partida.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro da Série C
1ª Rodada - Sab, 17/07/10 - 20h
GE BRASIL 1 X 0 CAXIAS
Estádio: Bento Freitas


GE BRASIL: Luis Müller; Raulen, Amarildo, Renato e Batata; Mácio Hahn, Moscatelli, Ricardinho (Dudu), Sidnei e Paulo Renato (Jair); Marques (Cleberson). Téc.: Fahel Júnior
CAXIAS: Fernando Wellington; Ânderson Bill, Cláudio Luiz e Neto; Alisson (Palacios), Marcos Rogério (Edu Silva), Edenílson, Itaqui, Renan e Marcelo Costa; Mauro (Aloísio). Téc.: Julinho Camargo
ARBITRAGEM: Márcio Chagas da Silva/RS, auxiliado por José Javel Silveira/RS e João Monteiro de Souza/RS.
Cartões amarelos: Batata, Raulen, Renato e Márcio Hahn (GE Brasil). Renan, Alisson, Neto, Marcos Rogério e Edu Silva (Caxias).
Texto/Leonardo Crizel - Foto/Carlos Insaurriaga-Ass.G.E.Brasil

Nenhum comentário: