quarta-feira, 19 de agosto de 2009

OH OH O LOBÃO VOLTOU!


O Pelotas está de volta ao convívio entre os grandes do futebol gáucho. A vitória incontestável , três (1) à um (1), sobre o Riograndense/SM, somada a vitória do Porto Alegre, dois (2) à um (1) sobre o Cerâmica, garantiu o áureo-ceruleo na primeira divisão, o Porto Alegre também estará na elite em 2010.
Foram cinco anos de espera para que o torcedor azul ouro, explodisse de emoção, o grito de "ooô o Lobão voltou" ecoou no estádio da Boca do Lobo, que mesmo com a chuva que encomodou a tarde inteira, recebeu mais de sete (7) mil pessoas. Depois do apito final de Márcio Coruja, o gramado foi invadido, sorrisos e lágrimas se dividiram durante a comemoração.
O JOGO
Logo aos três (3) minutos o Pelotas iniciou a encaminhar sua volta a primeira divisão, depois de um chutão de Rudi, o zagueiro Bonaldi furou,e abola sobrou para o artilheiro, Sandro Sotilli, que bateu de primeiro, um golaço. Com jogadas de aproximação, um bom toque de bola e velocidade Riograndense rondava a área do Pelotas, mas nada que assutasse o goleiro Roger. Há 12 minutos do primeiro tempo, Sotilli inspirado, foi a linha de fundo e deu um passe para Dauri fazer, dois (2) à zero Lobão.
Na segunda etapa o Pelotas continuou com o dominío da partída, embora a pressão inicial dos comandados de Bebeto Rosa, o time de Beto Almeida em nenhum momento foi realmente ameçado, tanto que o penalti defendido pelo goleiro Douglas na cobrança de Deivid, nem abalou a confiança áureo-cerulea. O terceiro e derradeiro gol saiu dos pés de Maicon Sapucaia, depois da jogada de Xarô pela esquerda, ele bateu forte na saída do goleiro Douglas, a festa estava completa. O gol de Rafael Viana, premiou a atuação do Riograndense que foi bravo,não desistiu nunca, tentou jogar futebol, mas não foi páreo para o Lobão.
Parabéns nação azul e ouro, o Lobão voltou!
Foto/Gabriel Ribeiro-Ass.E.C.Pelotas


TCHAU

O volante Marquinho (foto) é o primeiro a deixar o Bento Freitas. Na verdade o contratto do atelta se encerra amanhã, e a direção não demonstrou interesse em contra com o jogador para copinha. O goleiro João Paulo também está com contrato para terminar, mas o interesse da permanência do jogador na baixada.
JOGO NO BEIRA-RIO
A partida contra o Internacional sábado às 15h, que seria disputada em um campo suplementar, passou para o Beira Rio. Os Caciques xavantes entrara, em contato com a direção colorada que confirmou para o campo principal doGigante da Beira-Rio.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

LOBÃO PRONTO

O treino desta tarde praticamente definiu o Lobão para o jogo de amanhã. Deivid é o substituto natural de Mateus, deveria até ser titular, no ataque, Dauri (foto) treinou grande parte do coletivo de hoje ao lado de Sandro Sotilli, meu tocaio Michel, ficou como opção.
Portanto, o Pelotas deve jogar amanhã com: Roger; Deivid, Cirilo, Rudi e Xaro; Carlos Alberto;Tiago Rocha, Anderson Ijuí e Maicon Sapucaia; Dauri e Sotilli.

MUDANÇAS

Com a eliminação da Série C do Brasileiro, os Caciques xavantes devem promover uma limpa no elenco. O time da fotografia vai mudar. Os custos para disputa da copinha vão baixar, e muito, com isso o grupo de jogadores deve ser reduzido, até mesmo caras novas podem pintar, a comissao técnica também deve ser alterada.
Os resultados obtidos por Paulo Porto não foram satisfatórios, a produção da equipe dentro de campo deixou a desejar, a mudança é natural, mas é possível a permanência do treinador até o final da Copa Arthur Dallegrave. Na minha opinião, Porto deve sair, e o Brasil já deve pensar em nome projetando a segundona.
Com muitos contratos chegando ao fim agora em setembro, boa parte dos jogadores devem deixar o Bento Freitas. Entendo que o investimento feito pelo clube no nacional foi grande, e que alguns atletas devem ter dispertado o interesse de outras equipes, caso de Marcelo Régis e João Rodrigo, que podem disputar o Gauchão 2010 pelo Veranópolis, mas se desfazer da base é um erro. O Brasil formou um bom grupo, que pode ser mantido para a disputa da copinha e o segundona 2010, o exemplo está logo ao lado, o Pelotas que manteve praticamente o mesmo grupo do ano passado, e está preste a alcançar seu objetivo. Além do mais, atualmente, o mercado que já é carente de qualidade, oferece pouquíssimas opções.
A volta a primeira divisão já em 2010 seria importante, um grupo qualificado para disputar a segundona faz a diferença, voatamos a espiar o vizinho áureo-ceruleo e temos aprova disso. E porque não pensar no título da Copa Arthur Dallegrave e começar 2010 com uma vaga na Copa do Brasil. Base e qualidade, dois fatores essenciais, é que o Brasil pode dispor.
Confira a lista de jogadores, com o data do término do seu respectivo contrato:
Marquinho(volante) - 20/08
Ramos (volante-titular) - 20/09
Márcio Nunes (zagueiro) - 20/09
Marcelo Régis (atacante-titular) - 20/09
Eraldo (atacante) - 20/09
Alex Martins (zagueiro-titular) - 23/09
Cleber (volante-titular)- 23/09
Kelson (atacante) - 23/09
Luciano (goleiro) - 23/09
Fabinho (Volante) - 30/09
Gleidson (lateral) - 30/09
Russo (volante) - 30/09
João Paulo (goleiro-titular) - 30/09
Wallace (zagueiro) - 30.09
Kito (atacante-titular) - 10/12
Acerola (atacante) - 15/12
Cassel (zagueiro-titular) - 15/12
Juninho (meia) - 15/12
Galego (lateral) - 15/12
Diego Martins (volante) - 31/12

RIOGRANDENSE DESMOTIVADO

Segundo a imprensa Santa Maria jogadores do Riograndense estão abatidos depois da derrota para o Porto Alegre. Confira abixo o matéria publica nesta terça feira no Diário de Santa Maria.
Não foi a primeira derrota na Série B do Gauchão, nem aquela com o placar mais dilatado, mas foi, com certeza, a que causou o maior impacto. As declarações dos jogadores do Riograndense após a goleada sofrida no domingo, de 3 a 0 para o Porto Alegre, deixou claro como o resultado no Parque Lami pesou.
Matematicamente, o time de Santa Maria ainda tem chances de conquistar o acesso à Série A, desde que vença o Pelotas amanhã, na Boca do Lobo, e o Cerâmica no domingo, nos Eucaliptos, e que Pelotas e Porto Alegre não vençam seus jogos restantes. No entanto, antes de o Riograndense fazer qualquer projeção, a preocupação é levantar o astral do elenco.
– O mais importante agora é a cabeça. É claro que o grupo sentiu, mas eles já conversaram entre si e está tudo assimilado – garante o técnico Bebeto Rosa (foto), que acompanhou o treino no Ginásio do Dentão ontem à tarde, enquanto os titulares faziam um trabalho regenerativo nos Eucaliptos.
O ala-esquerda Vainer foi o autor de uma das frases mais fortes no Parque Lami. Ao ser substituído por Rafael Viana, Vainer reclamou publicamente da estrutura do Riograndense em comparação a dos adversários deste quadrangular: Cerâmica, Pelotas e Porto Alegre. Ontem, mais tranquilo, Vainer falou sobre o fato:
– A gente sabe que os outros clubes estão bem-avançados em algumas questões. Os caras têm alimentação, fisiologista, tudo de primeira. A concorrência é forte, mas o grupo aqui é guerreiro e está fazendo por merecer também.
O técnico Bebeto Rosa que tem como uma das suas principais caracter´risticas a motivação terá trabalho.
APOIO
Mesmo com as chances remotas de classificação, o torcedor do Piriquito estará ao lado do time na Boca do Lobo, uma excursão esta sendo organizada para acompanhar o time em Pelotas, segundo informação do Diário de Santa Maria.

XAVANTE ESTRÉIA NA COPINHA CONTRA O INTER B

Será sábado (22) às 15h contra o Internacional no suplementar do Beira Rio, a estréia Xavante na copa Arthur Dallegrave.
O Brasil tinha estréia marcada para esta quarta-feira (19), contra o Bagé, no Bento Freitas. Mas como a delegação rubro-negra chegou de Belo Horizonte ontem a noite, ficou muito curto o espaço de tempo para a recuperação dos atletas. Atendendo o pedido da direção, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) tarnsferiu o jogo contra o Bagé, com data ainda a ser definida.

BEM PERTO DA 1º DIVISÃO

O Pelotas está bem perto da primeira divisão do futebol gaúcho, uma vitória separa o Lobão do sonho da primeira divisão, se, o resultado do Porto Alegre ajudar. Contra o Riograndense do técnico Bebeto Rosa, a vitória áureo-cerulea, somada a vitória do Porto Alegre ou empate, da a vaga ao Pelotas. O adversário vem desesperado, com chances matemáticas e remotas de classificação o Riograndense joga a vida amanhã na Boca do Lobo.
Beto Almeida esteve no Parque do Lami analisando o confronto entre Porto Alegre e Riograndense, sabe da necessidade do adversário e com certeza isso será explorado amanhã a tarde.
Na lateral direita Deivid, é o substituto natural de Matheus, no ataque, Michel e Dauri disputam a vaga em aberta com a suspensão de Tiago Duarte.
Pelotas e Riograndense jogam pela quarta (4º) vez nesta segundona, a equipe de Santa Maria leva vantagem, na fase anterior venceu na Boca do Lobo, dois (2) à um (1), e perdeu nos Eucaliptos, quatro (4) à um (1). Já no primeiro turno do quadrangular final, a única vitória do Piriquito foi justamente para cima do Lobo, dois (2) à um (1) de novo, só que desta vez no Estádio dos Eucaliptos.
CARREATA
Os torcedores do Lobão lançaram ontem no site de relacionamentos orkut a notícia de que será feita uma carreata para promover a partida das 15h contra o Riograndense.O saída dos carros e demais torcedores está programada para às 11h30min em frente da Boca do Lobo.
Os organizadores do evento pedem para que os torcedores levem suas bandeiras para que a festa nas principais ruas da cidade fique ainda mais bonita.
PELOTAS X RIOGRANDENSE/SM
Estádio: Boca do Lobo
Data: 19/08/2008
Horário: 15h
Árbitro: Márcio Coruja
Auxiliares: Júlio César dos Santos
Carlos Selbach
Foto/ Gabriel Ribeiro - Ass.E.C.Pelotas

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

15 MINUTOS NA SÉRIE B


Durou 15 minutos o sonho xavante. Por 15 minutos o Brasil estave na Série B do Brasileiro, e sonho não se concretizou porque faltou ousadia ao técnico Paulo Porto. A equipe que treinou durante a semana com três (3) atacantes, entrou no gramado do Independência com três (3) zagueiros e três (3) volantes, por isso os três (3) à um (1) para o América/MG foi justo. Nem mesmo com o apoio de cerca de 300 torcedores foi possível reverter a situação.
O Brasil entrou em campo com a vantagem de empatar com gols, ao coelho de Minas Gerais só servia a vitória. O Objetivo e Paulo Porto era neutralizar a posse de bola do América, e até os 25 minutos o Brasil mateve o jogo equilibrado, criou algumas oportunidades, mas apartir dai os mineiros foram tomando conta do jogo. Marcelo Régis Lesionado deu lugar a Jair logo no início do jogo. Aos 42 do primeiro tempo Luciano fez um (1) à zero América.
No segundo tempo Paulo Porto voltou com Gilmar Baiano no time, e já nos primeiros minutos João Rodrigo empatou. Foram 15 minutos de alegria e sonho. Paulo Porto trocou Wallace por Márcio Nunes, zagueiro por zagueiro, seis por meia duzia. O América pressionava, já no desespero, mas em cinco minutos, o sonho rubro-negro tornou-se pesadelo, e o desespero dos mineiros alegria. Em cinco (5) minutos o América fez dois gols, com Leandro Ferreira e Bruno Mineiro.
Com três substituições feitas, Paulo Porto nada podia fazer para tentar mudar o resultado. Não faltou empenho nem raça aos jogadores xavantes, mas sim ousadia e inteligência para Paulo Porto. Embora prejudicado pelo saída de Marcelo Régis, queimando de cara uma substituição, perdeu outra quando escalou mau a equipe e se fez necessário a entrada de Gilmar Baiano, meia de criação, no intervalo, e mexeu mau quando colocou Marcio Nunes de forma precipitada.
Foto/Leonardo Crizel - Ass.G.E.Brasil


DECISÃO ÁS 15H NA BOCA DO LOBO

A FGF alterou o horário dos jog entre Pelotas e Riograndense/SM, nesta quarta-feira (19) pra às 15h. Como a próxima rodada é decisiva, e pode definir o dois classificados a primeira divisão do Gauchão, a Federação decidiu realizar os dois jogos no mesmo horário, levando em conta também que o Estádio Vieirão em Gravataí, onde jogam Cerâmica e Porto Alegre, não tem iluminação.
PROMOÇÃO
A direção áureo-cerúlea comunica que a promoção para torcedores vestidos com a camisa áureo-cerúlea está mantida. Assim sendo, o torcedor que comparecer ao jogo vestindo a camisa do Lobão paga ingresso ao valor de R$ 5,00 e mulheres com a camisa do clube têm entrada gratuita. Os ingressos já estão à venda na secretaria do clube e também na JL Casarin, a qual disponibiliza também a compra através de cartão de crédito (todos os tipos).


QUADRANGULAR FINAL SEGUNDONA GAÚCHA

CLASSIFICAÇÃO
1º - Porto Alegre - 7(P) - 4(J) - 2(V) - 1(E) - 1(D) - 11(GP) - 6(GC) - 5(S) - 58,3%
2º - Pelotas - 7(P) - 4(J) - 2(V) - 1(E) - 1(D) - 6(GP) - 3(GC) - 3(S) - 58,3%
3º - Cerâmica - 5(P) - 4(J) - 1(V) - 2(E) - 1(D) - 7(GP) - 8(GC) - -1(S) - 41,6%
4º - Riograndense -3(P) - 4(J) - 1(V) - 0(E) - 3(D) - 3(GP) - 10(GC) - -7(S) - 25%

PRÓXIMA RODADA
*Quarta-feira (19)
Pelotas x Riograndense
Porto Alegre X Cerâmica
Vitórias de Pelotas e Porto Alegre classificam as duas equipes a primeira divisão. Vitória do Pelotas somado ao empate entre Porto Alegre e Cerâmica, classifica o Lobão a primeira divisão.

domingo, 16 de agosto de 2009

PELOTAS EMPATA EM GRAVATAÌ

"O time foi um eletrocardiograma", assim definiu Beto Almeida a atuação do Lobão ontem a tarde no empate contra o Cerâmica. Faço das palavras de Beto Almeida as minhas. O time foi inconstante, até 20, 25 minutos, a equipe foi desantenta, os setores, defesa, meio campo e ataque estvama muito longe, e o time errou passes em demasia. Após o gol de penalti anotado por Tiago Duarte, o time se tranquilizou e melhorou o desempenho.
No segundo tempo com três atacantes o Cerâmica pressionou, e conseguiu o empate, mateve um predomínio momentâneo, mas nos 10 minutos finais o Lobão voltou a dominar o jogo, mas a igauladade no marcador persisitiu.
Como a aproximação dos meias aos atacantes aconteci esporadicamente, Sotilli teve que voltar para buscar jogo, por vezes esteve o campo de defesa, oque dificultou as ações ofensivas do ataque. O gramado ruim, doi adversário da duas equipes, e o empate acabou favorecendo o Pelotas, embora nção fosse o resultado desejado, poi em casa o Lobão pode confirmar a volta a elite do futebol gaúcho.
Foto/Gabriel Ribeiro - Ass.E.C.Pelotas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ULBRA JOGA O GAUCHÃO 2010

Esta notícia interessa ao direção e torcedores da dupla Bra-Pel.
O Sport Club Ulbra comunicou oficialmente à Federação Gaúcha de Futebol, na tarde desta sexta-feira, sua participação no Campeonato Gaúcho 2010.
No ofício, o Sport Club Ulbra, através do seu Gerente de Esportes, Fabrício Marin, e do Assessor da Reitoria da Ulbra, José Luiz Andrade Duizith, comunica que o clube disputará o Campeonato Gaúcho 2010. E conforme antecipado pela reitoria da Universidade Luterana do Brasil, a Ulbra (Educação) não colocará mais investimento no esporte de alto rendimento, somente fornecerá a estrutura. O clube no momento está buscando ajuda de parceiros e patrocinadores, além da cota de TV que a Federação Gaúcha de Futebol passará para o clube.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

EULLER PODE REFORÇAR O AMÉRICA EM MINAS

Segundo informações do site do América/MG, o veterano atacante Euller (foto) pode enfrentar o brasil no domingo, confira abaixo matéria completa.
Visando o decisivo jogo de domingo, dia 16, contra o Brasil de Pelotas, às 16h, no estádio Independência, Givanildo Oliveira orientou coletivo tático para a equipe do América. A partida contra a equipe gaúcha vale vaga na Série B de 2010. Para avançar, o América precisa vencer o Brasil. No caso de empate sem gols, a decisão será nos pênaltis. O empate com gols dá a vaga ao time de Pelotas.
A grande novidade de hoje foi a presença do atacante Euller, liberado pelo departamento médico. Outro atleta que treinou muito bem com o grupo foi o armador Rodrigo.
O atacante Luciano comentou a importância deste jogo. “Estamos focados e determinados para buscar a vitória. Temos que atuar no jogo de domingo com o coração na ponta da chuteira. O apoio do torcedor nas arquibancadas será fundamental nesta partida decisiva”.
Vencer a partida é o principal objetivo do América A decisão será muito difícil. A vitória é o que não pode faltar. Se fizermos o dever de casa estaremos na Série B. No futebol é a vitória que dita a norma”, ressalta Givanildo Oliveira.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

BASE XAVANTE COM RODADA VITORIOSA

SUB-17 VENCE MAIS UM CLÁSSICO BRA-PEL

Jogando no estádio Nicolau Fico, o Brasil venceu o clássico BRA-PEL na tarde de ontem (11), e garantiu os primeiros três pontos nesta segunda fase do campeonato estadual. Após o Pelotas desperdiçar um pênalti, o atacante Gleisson (foto) garantiu a vitória rubro-negra.
O JOGO
Logo no início da partida o juiz marcou uma penalidade máxima para o áureo-cerúleo. Sorte do Xavante que conta com o goleiro Juliano, ele fez uma grande defesa . A defesa de Juliano, que mesmo muito jovem treina diariamente com a equipe principal, deu moral ao time rubro-negro. O Brasil cresceu na partida e matou o jogo com Gleisson. O atacante, que novamente foi um dos destaques do time, fez de cabeça o gol da vitória.


SUB-20 GOLEIA NA COPA SAFERGS


Também na tarde de ontem, no gramado do Nicolau Fico, o Sub-20 Xavante goleou o Sudeste pela copa SAFERGS.
A equipe rubro-negra começou imprimindo um ritmo forte no jogo, e logo no primeiro minuto abriu o placar com o ganês Babá Iddi (agachado na foto). Depois do gol, o Xavante continuou em cima do adversário e sem muita dificuldade alcançou a o placar de 5 a 1 ainda no primeiro tempo. O africano fez o segundo dele no jogo e Jone anotou os outros três. Com o marcador dilatado, o Brasil relaxou em campo e permitiu uma pequena reação da equipe do Sudeste. Mas nada que chegasse perto de ameaçar a vantagem adquirida. Com a vitória o time rubro-negro chega à segunda colocação do Campeonato, atrás apenas do Rio Grande.
Foto/Carlos Insaurriaga-Ass.G.E.Brasil/Colaborou/Leonardo Crizel-Ass.G.E.Brasil

terça-feira, 11 de agosto de 2009

INDIO E VOVÔ SE ENFRENTARAM EM JOGO TREINO

Grupo que não começou jogando contra o América/MG foi até a cidade vizinha nesta segunda-feira e ficou no 3 a 3 com o futuro adversário na Copa Arthur Dallegrave. O Brasil foi escalado com Luciano, Ivan (Sub-20), Márcio Nunes, Wallace, Diego Martins, Júnior, Juninho, Cléber Gaúcho, Eraldo, Chiquinho e Jair. A partida foi disputada no estádio do Cassino Futebol Clube.
O JOGO
O primeiro tempo foi de muita movimentação. O Brasil atacou por ambos os lados. Pela esquerda o time chegava com a velocidade de Jair, e na direita o Xavante contava com a qualidade técnica do meia Juninho. Eraldo foi o homem de referência dentro da área, e foi ele, inclusive, quem abriu o marcador do jogo treino. Depois de receber um passe perfeito de Juninho, o atacante chutou cruzado e fez 1 a 0.
O rubro-negro ampliou ainda antes do intervalo. Cléber Gaúcho, que havia começado a jogada do primeiro gol, lançou Júnior na linha de fundo. Mesmo sem ângulo o lateral bateu forte na direção do gol. O goleiro Douglas não segurou e Juninho apareceu para conferir o rebote e fazer o segundo do Brasil na partida.
Na etapa final o Rio Grande reagiu. Descontou com um gol de pênalti, cobrado por Mano e empatou num chute de Diego Sapata, aproveitando uma sobra de bola na entrada da área. O Xavante respondeu rápido e foi pra cima do Vovô com um trio renovado no ataque. Kelson, Edgar e Alexandre Acerola, voltando de lesão, foram para o jogo no segundo tempo.
Em uma das primeiras investidas de Kelson, ele sofreu pênalti, cobrou e recolocou o Brasil na frente. Mas a vantagem não durou muito tempo, Mano, autor do primeiro gol, fez mais um para o Rio Grande e deu números finais à partida: 3 a 3.
- Um jogo treino como esse é a simulação de uma partida oficial. Então foi muito válido para mim, que estava sem jogar há mais de uma semana. Agora tem que continuar com os treinamentos e manter o ritmo para o jogo decisivo de domingo. Para que se o técnico Paulo Porto optar por me colocar no time de novo, eu entre com vontade e força para ajudar o grupo – disse Diego Martins, que não atuou no primeiro jogo das quartas de final desta Série C porque estava cumprindo suspensão automática.
Foto/Texto/Leonardo Crizel-Ass.G.E.Brasil

VITÓRIA CONVINCENTE

O Pelotas venceu e convenceu está tarde o Cerâmica na Boca do Lobo, três (3) à zero. O time de Beto Almeida foi superior ao adversário durante toda a partida, teve as melhores oportunidades, criou mais e pouco foi ameaçado. O goleiro Donizatte foi eleito pela equipe da TV COM como melhor jogador em campo.
BOLA PARADA
Jogada forte do Lobão, hoje foi decisiva. No primeiro tempo, quando a partida estava mais equilibrada, embora o Pelotas tivesse as melhores chances de gol, Xaro cobrou falta na cabeça do zagueiro Cirilo, um (1) á zero. No segundo tempo outro bola parada com Xaro, que na cobrança de escanteio, encontrou a cabeça de outro zagueiro, o capitão Rudi, dois (2) à zero. O atacante Tiago Duarte fechou placar fazendo o terceiro gol áureo-ceruleo, três (3) à zero. "Trabalhamos muito a bola aérea no treino de ontem (segunda-feira) ", disse Cirilo.
O lateral Xaro voltou a atuar bem, apoiando com qualidade e os cruzamento precisos de sempre. Ijuí também teve boa presença no meio campo, jogando próximo aos atacantes, bons passes, e aparecendo como terceiro atacante para concluir. Deivid, ataindo hoje como lateral também foi bem, aparceu muitas vezes pelo meui campo, arriscando chutes de fora da área.
O Lobão volta a campoa contra o mesmo Cerâmica, no próximo sábado, às 15h, no estádio Vieirão, em Gravataí. Amanhã, fechando o primeiro turno, às 15h, se enfrentam de Riograndense e Porto Alegre, nos Eucaliptos em Santa Maria.
Foto/Gabriel Ribeiro-Ass.E.C.Pelotas

BASE

Vai ser um dia de jornada dupla para o Departamento Amador do GE Brasil. Na tarde desta terça-feira a categoria juvenil disputa o terceiro BRA-PEL no Gauchão 2009, adiado devido à chuva da última quarta-feira, enquanto os juniores enfrentam o Sudeste pelo Campeonato SAFERGS. O primeiro jogo será o clássico da categoria Sub-17, marcado para as 13h30. Logo após, às 15h30, o Sub-20 Xavante pega o Sudeste. As duas partidas serão realizadas no estádio Nicolau Fico, do GA Farroupilha.
SUB-17
Além de ser um clássico, o BRA-PEL desta terça-feira é decisivo para o rubro-negro. O jogo é válido pela segunda fase do campeonato estadual Sub-17. O Xavante, que perdeu na primeira rodada para o Progresso, precisa da vitória para se manter na luta pela classificação.
SUB-20
O time Sub-20 joga pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato SAFERGS. O adversário é o mesmo do último jogo da equipe juniores. Brasil e Sudeste se enfrentaram na partida final do primeiro turno, e o Xavante venceu por 1 a 0.
O ingresso para assistir as duas partidas custa apenas R$ 3,00. É uma oportunidade para a torcida rubro-negra acompanhar os novos e os futuros talentos da Baixada.
Texto/Leonardo Crizel-Ass.G.E.Brasil

BRASIL 0 X 0 AMÉRICA/MG








Fotos/Carlos Inssaurriaga-Ass.G.E.Brasil

FALTOU O GOL


Só faltou o gol! Na minha humilde avaliação. Contra o América-MG, o difícil foi jogar futebol em virtude do gramado encharcado pela chuva, no Bento Freitas, mas o Brasil conseguiu se impor, foi o time que mais buscou o gol, criou mais oportunidades que os mineiros, mas faltou um detalhe importantíssimo no futebol, o gol.
AMARELOU?
Não vejo assim, se tivesse amarelado o zagueiro Cassel não teria chamado a responsabilidade para si na hora do penalti. Também não houve omissão, Marcelo Régis disse na TV UCPel que ele queria bater o penalti, pediu a bola, mas Cassel não deixou. O zagueiro, que segundo Paulo Porto é o batedor oficial do time, ao lado de Marcelo Régis, disse a reportagem da Rádio Universidade, que esse era o "jogo da sua vida", talvez por isso ele quiz cobrar a penalidade. Faltou tranquilidade para o zagueiro xavante.
O equívoco para mim foi permitir que Cassel cobrasse o penalti, em um jogo de tamanha importância, o penalti é um momento de frieza, é bola para o atacante, o homem gol bater, aí faltou voz de comando no reservado rubro-negro.
MAs não há terra arrasada, o zero à zero, obriga o América a vencer, melhor, obriga os mineiros a não tomar gol, então como disse ALex Martins ao final da partida, 50% de chances para cada lado. O resultado não foi justo, mas o futebo é bom exatamente porque é assim.
Foto/Carlos Insaurriaga-Ass.G.E.Brasil

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

MISTÉRIO PELO LADO MINEIRO

O América-MG já está em Pelotas para o duelo deste domingo, contra o Brasil. O técnico Givanildo de Oliveira faz mistério sobre o time que começa jogando, mas a tendência é a equipe entrar em campo no 4-4-2, ao invés do 3-5-2 testado durante a semana.
Após não jogar contra o Gama em virtude de um problema de saúde da sua mãe, o goleiro Flávio tem retorno garantido ao gol americano. Na zaga, Wellington Paulo volta ao time, e a dupla de ataque deverá ser formada por Luciano e Fábio Bala, com Bruno Mineiro correndo por fora na briga por uma vaga.
Apesar de Givanildo de Oliveira manter em segredo, o time deverá começar jogando com: Flávio; Evanílson, Wellington Paulo, Micão e Zé Rodolfo; Leandro, Moisés, Capixaba e Irênio; Fábio Bala (Bruno Mineiro) e Luciano.
EULLER
O filho do vento autor de dois (2) gols nesta Série C não joga no Bento Freitas. Euller está lesionado e deve inclusive passar por cirurgia após as quartas de final.Dependendo do resultado do jogo deste domingo, o veterano atacante pode ser a arma do América para partida de volta no Estádio Independência.
CAMPANHA
O América, lider do grupo C com 16 pontos, classificou-se com uma rodada de antecedência. Em oito (8) jogos foram cinco (5) vitórias, duas (2) derrotas e um (1) empate. A equipe marcou 12 gols, e sofreu seis (6), saldo positivo de seis (6). Um aproveitamento de 66,7%.
Jogando em casa os mineiros mantém 100% de aproveitamento, com 11 gols marcados e apenas dois (2) sofridos.
Uma campanha muito semelhante a do Brasil, com vantagem mineira apenas no saldo de gols.
CURIOSIDADE
Dos 12 gols assinalados pelo América, apenas quatro (4) foram anotados por atacantes, Euller e Bruno Mineiro duas (2) vezes cada. O ataque rubro-negro balançou as redes adversárias em oito (8) oportunidades. Marcelo Régis três (3), Kito e Acerola em duas (2) oportunidades cada, e Jair um (1).

XAVANTES MOBILIZADOS

Se a expectativa para o jogão contra o América/MG já era grande, agora ficou ainda maior. Assim como a direção, comissão técnica, jogadores, e os todos funcionários do clube, o torcedor mostrou que também está no clima da decisão. A comprovação veio na manhã desta sexta-feira, com o início comercialização dos ingressos. Antes mesmo das bilheterias começarem a funcionar, uma imensa fila já estava formada em frente ao estádio Bento Freitas, todos querendo garantir o passaporte para domingo. Com a promoção dos primeiros mil bilhetes por R$ 10,00 mais um quilo de alimento, teve gente chegando muito cedo para não perder a oportunidade de acompanhar o time de perto, e participar dessa partida que pode se tornar histórica na Baixada.
- Esse é um jogo decisivo, por isso eu vim cedo para garantir um ingresso. Sou Xavante desde sempre e tenho certeza que valeu a pena madrugar – disse Matheus da Luz que chegou às 6h10 da manhã e foi o primeiro a sair com o bilhete na mão. Sobre o primeiro duelo contra o América/MG, o estudante de 15 anos mostrou confiança. – Acho que o Brasil vai fazer 2 a 0 – arriscou Matheus.
A bilheteria do estádio Bento Freitas abriu as 9h desta sexta-feira, e antes das 11h já não haviam mais ingressos com desconto promocional. Mas o bilhete antecipado, com valor de R$ 15,00 até o meio-dia de domingo segue a venda na Baixada, na Tribo Xavante, na JL Casarin e na Hercílio esquina.
Texto-Foto/Leonardo Crizel/Ass.G.E. Brasil

BRASIL CONFIRMA RODRIGO SILVA

Rodrigo Silva (foto), ou como era conhecido quando chegou ao Brasil em 2006, Rodrigo feijão, é o novo goleiro rubro-negro. Rodrigo já está na cidade desde ontem a noite, e deve ser anunciado oficialmente pela direção ainda nesta sexta-feira. Alias, hoje é o último dia para inscrever reforços para Série C do Brasileiro.
Como muitos que já voltaram, Rodrigo Silva quando deixou o Bento Freitas, saiu contrariado com a direção rubro-negra, foi pivô de muitos problemas, mas é um bom goleiro.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CINCO MINUTOS DETERMINAM A DERROTA DO LOBÃO

O resultado não foi justo, essa é a minha leitura do jogo. O Pelotas teve cinco minutos de apagão, um penalti, em uma bola que desviou no braço de Anderson Ijuí, e três (3) minutos depois uma falta onde a barreira de forma infantil abriu, e o zagueiro Bonaldi bateu forte para vencer o goleiro Roger. É certo que o Riograndense de Bebeto Rosa foi um time, no primeiro tempo, bem distribuído, com boa atuação do meia-atacante Márcio Machado, uma equipe compacta na marcação.
No segundo tempo o Lobo "amassou". Criou várias oportunidades, teve mais posse de bola e presença ofensiva, mas só teve competência para descontar no final do segundo tempo, com Tiago Duarte. Bebeto Rosa fechou o time, e soube suportar a pressão áure-cerulea, que foi muito superior na segunda etapa.
GOL
O gol foi importante, porque nos critérios, saldo de gols, o Pelotas com os mesmos três (3) pontos do Riograndense, é o segundo na tabela de classificação.
Foto/Gabriel Ribeiro-Ass.E.C.Pelotas

BRASIL CONHECE TABELA DA COPINHA

A FGF divulgou a tabela completa da Copa Arthur Dallegrave, o Brasil que iniciaria a competição no dia 15, estréia no dia 19 as 20h30min, no Bento Freitas contra o Bagé. Confira os jogos do xavante na competição:
PRIMEIRO TURNO
19/08 (qua) – 20h30 | Brasil X Bagé
22/08 (sáb) – 15h | Internacional X Brasil
30/08 (dom) 15h | Brasil X Lajeadense
02/09 (qua) 15h30 | Rio Grande X Brasil
05/09 (sáb) 20h30 | Brasil X Caxias
09/09 (qua) 20h30 | Brasil X São José (Poa)
13/09 (dom) 15h30 | Novo Hamburgo X Brasil
16/09 (qua) 20h30 | Juventude X Brasil
20/09 (dom) 15h30 | Brasil X Aimoré
SEGUNDO TURNO
27/09 (dom) 15h30 | Bagé X Brasil
04/10 (dom) 15h30 | Brasil X Internacional
11/10 (dom) 15h30 | Lajeadense X Brasil
14/10 (qua) 20h30 | Brasil X Rio Grande
18/10 (dom) 15h30 | Caxias X Brasil
21/10 (qua) 15h30 | São José (Poa) X Brasil
25/10 (dom) 15h30 | Brasil X Novo Hamburgo
28/10 (qua) 20h30 | Brasil X Juventude
01/11 (dom) 15h30 | Aimoré X Brasil
Depois de concluída a primeira fase, os oito melhores colocados de cada grupo avançam à fase seguinte, quando começa o mata-mata, com jogos de ida e volta, até a decisão, que deve acontecer no final de novembro.

GOLEIRO NA PAUTA XAVANTE

O Brasil corre contra o tempo, tem até amanhã, sexta-feira, para inscrever reforços para Série C. Com a saída de Luis Carlos os caciques Xavantes procuram um goleiro que pode ser anunciado ainda hoje.
As especulações dão conta de que dois ex-xavantes são os nomes cogitados, Vanderlei (foto), atualmente no Brusque/SC, destaque da equipe na Série C de 2008, e Rodrigo Feijão, que disputou a Segundona pelo Rio Pardo.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

RIOGRANDENSE COM DESFALQUES

Sem poder contar com o zagueiro Rangel e meia-atacante Giovane, ambos punidos pelo TJD, Bebeto Rosa ainda não definiu o 11 do piriquito. O técnico terá a volta de vainer e Marquinhos que estavam lesionados.
O ala-esquerda Vainer e o ala-direita Marquinhos participaram de um jogo-treino ontem à tarde, no Estádio dos Eucaliptos, contra a equipe do Novo Horizonte. Vainer e Marquinhos encaminharam presença para o jogo contra o Pelotas. Pelo menos no banco de reservas.
O retorno de Vainer já estava previsto para acontecer nesta segunda rodada do quadrangular final da Série B do Gauchão. O jogador fraturou a mão esquerda na derrota por 4 a 1 para o Pelotas e, já no dia seguinte, foi operado pelo médico do clube, Márcio Rubin. A cicratização está bem-avançada, e Vainer aguarda um último Raio X, que será feito hoje, para saber se será liberado definitivamente.
–Sinto bem pouca dor. Fisicamente, eu também estou bem – garante Vainer, que usou uma proteção acolchoada na mão durante o jogo-treino.
Já a recuperação de Marquinhos surpreendeu a comissão técnica do Riograndense. O jogador estava sendo preparado para voltar na partida de domingo, contra o Porto Alegre, mas respondeu bem aos treinos físicos e técnicos. A dúvida em relação a Marquinhos é quanto ao ritmo de jogo. Ele sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante a vitória por 2 a 1 sobre o Rio Pardo, na segunda fase da Série B, e completará amanhã exatos 60 dias fora de atividade. Marquinhos deve começar a partida contra o Pelotas no lugar de Rangel, que vem atuando improvisado no setor.
– Não dá para prever o que vai acontecer no tribunal, mas preciso ter um plano B – ressalta o treinador Bebeto Rosa.
BLINDAGEM
A preparação do Riograndense para o jogo de amanhã, às 15h, teve uma programação diferente. Hoje pela manhã, o treinador comandou um trabalho tático seguido de coletivo nos Eucaliptos. Foi o último contato que a imprensa e a torcida terão com os jogadores. A partir do meio-dia, o elenco foi blindado para se concentrar exclusivamente na partida contra o Pelotas.
– Naquela derrota, desfocamos do jogo. Temos de esquecer a arbitragem, a torcida e a imprensa – disse Bebeto Rosa.
Colaborou Ramiro Guimarães/ Diário de Santa Maria - Foto/Site do Riograndense




DEIVID NA MEIA

Com Maicon Sapucaia suspenso, com três (3) cartões amarelos, Beto Almeida optou por colocar Deivid ao lado de Ijuí no meio campo. Boa alternativa!
Antes da chegada de Anderson Ijuí e Sapucaia, Deivid foi o jogador que deu melhor resposta como meia armador do Pelotas. É um jogador objetivo, que tem bom chute de média distância além de boa bola parada, tem um passe qualificado. É um jogador que merecia uma sequência de jogos atuando no meio, mas no Pelotas não teve essa oportunidade ainda, mesmo em sua primeira passagem sempre acabava sendo aproveitado como lateral. Espero não queimar a lingua.
RIOGRANDENSE X PELOTAS
Data: 06/08/09
Estádio: Eucaliptos
Horário: 15h
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva
Auxiliares: José Franco Filho
Alduíno Mocelin.
O Pelotas está definido com: Roger; Mateus, Cirilo, Rudi e Xaro; Carlos Alberto, Tiago Rocha, Anderson Ijuí e Deivid; Tiago Duarte e Sandro Sotilli.

PROMOÇÃO

Aproveitando o clima de mobilização para o jogo decisivo diante do América/MG, válido pelas quartas de final da Série C, o Brasil busca atrair mais torcedores ao estádio, e ainda aproveita a chance para contribuir com quem mais precisa de ajuda. Para a partida do próximo domingo, o rubro-negro lançou duas promoções: primeiros mil ingressos a R$ 10,00, e sorteio de uma camisa oficial no intervalo do jogo. Mas para participar de qualquer uma das ações, o torcedor Xavante precisa se unir ao clube no espírito de solidariedade.Para participar:
INGRESSOS POR R$ 10,00
A promoção do ingresso antecipado, com preço de R$ 15,00 até o meio-dia de domingo, segue valendo para o duelo com o América/MG. Porém, quem chegar primeiro nas bilheterias do estádio Bento Freitas ainda vai ter um desconto extra. A Agecom, patrocinadora oficial do GE Brasil, subsidiou um desconto de R$ 5,00 para os primeiros mil passaportes comercializados na Baixada, reduzindo o valor do ingresso para R$ 10,00. Mas atenção, será oferecido apenas um bilhete por pessoa, e para ter direito ao desconto o torcedor precisa doar um quilo de alimento não perecível na hora da compra, sal e açúcar não valem.Vale ressaltar que esse novo aporte da empresa do óleo Vorax, foi articulado novamente pelo Diretor do Depto de Captação de Recursos do clube, Milton Martins (foto). O dirigente, inclusive, acredita que o número de ingressos com esse desconto especial ainda pode aumentar até o início da comercialização, previsto para sexta-feira. Para isso ele está procurando outros empresários e novos parceiros que estejam dispostos a investir no clube Xavante. Quem tiver interesse em colaborar pode entrar em contato com o departamento pelo telefone (53) 9967 2244.
CAMISA OFICIAL AUTOGRAFADA
E falando em novos parceiros, para o jogo de domingo o GE Brasil e o Colégio Gonzaga vão promover o sorteio de uma camisa oficial do rubro-negro, autografada por todo o elenco Xavante. Para participar da promoção basta entregar um litro de leite longa vida na entrada do estádio. Ao prestar este gesto solidário o torcedor recebe um cupom numerado e fica na torcida também pela camisa, que será sorteada no intervalo da partida. Os sócios do clube, mesmo tendo livre acesso ao estádio no dia do jogo, também podem participar levando o alimento. Todos os donativos arrecadados serão entregues a instituições assistenciais, como o Banco de Alimento, Casa da Criança e Casa do Carinho, todas de Pelotas.Lembrando que a comercialização dos ingressos deve começar na sexta-feira pela manhã. E os postos oficiais de venda são a Secretaria do GE Brasil, a Tribo Xavante, loja oficial do clube, e a JL Casarin, que aceita cartões de crédito e débito na venda dos bilhetes.
Texto/Leonardo Crizel/ Foto Carlos Inssauriaga/Ass.G.E.Brasil

terça-feira, 4 de agosto de 2009

PREMIAÇÃO

O Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto, parabeniza Brasil e Caxias pela classificação das duas equipes à próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série C de 2009. Além disso, a Federação Gaúcha de FUtebol premia os dois clubes custeando 25 passagens de avião para o jogo do Brasil-PEL em Belo Horizonte, diante do América-MG, e para o jogo do Caxias em Guaratinguetá, diante do time local.
Texto/Ass.FGF

CBF DIVULGA TABELA DA SEGUNDA FASE DA SÉRIE c

O Departamento Técnico da CBF divulgou, as datas, locais e horários dos jogos da primeira rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Os oito classificados foram definidos no domingo, quando aconteceu a 10ª e última rodada da fase inicial. A segunda fase será disputada através de eliminatória dupla, com jogos de ida e volta.
Os oito times foram divididos em quatro grupos de dois. Não existe vantagem pela campanha anterior. Quem somar mais pontos nos dois jogos avança. O critério de desempate é semelhante à Copa do Brasil, valendo o gol na casa do adversário. No caso de um time perder fora, por 2 a 1, e depois vencer em casa por 1 a 0, ele estará classificado pelo gol fora.
O novo formato da Série C, que teve apenas 20 participantes e menos jogos para evitar despesas, já determina que os quatro semifinalistas vão garantir o acesso à Série B, em 2010. Segundo o regulamento, os clubes podem se reforçar até 48 horas antes do início da segunda fase, portanto, todos têm até sexta-feira para inscrever seus eventuais reforços.
DOMINGO 09/08
16h-Paysandu/PA x Icasa/CE
16h-Guaratingueta/SP x Caxias
16h-Brasil x América/MG
16h-ASA/AL x Rio Branco/AC
DOMINGO 16/08
16h-Icasa/CE x Paysandu/PA
16h-Caxias x Guaratingueta
16h-América/MG x Brasil
18h-Rio Branco/AC x ASA/AL
Fonte/Site FGF

BRASIL PERDE LUIS CARLOS


Na sexta-feira (31), quando o Brasil realizava amistoso contra o Aimoré, Paulo Porto optou por utilizar duas equipes diferentes, chamou a atenção dentre outas ausências a do goleiro Luis Carlos (foto). A beira do campo observando os colegas, Luis Carlos me concedeu entrevista, para Rádio Universidade, dizendo estare indo embora.
Para boa parte de torcedores e da mídia o jvem formado nas categorias de base do Internacional, deveria ser o titular da camisa um (1) xavante. Por tudo o que ele fez no gauchão deste ano, também sou desta opinião, Luis Carlos deveria sei o goleiro rubro-negro.
Antes de deixar o Bento Freitas, e embracra para a Turquia, onde defenderá o gol do Bucaspor, o goleiro falou a assessoria de imprensa do clube:
- É importante essa transferência, é um passo a frente que eu estou dando na minha carreira, e é um sonho que estou começando a realizar. Eu acho que todos os jogadores querem estar na Europa, e espero que isso dê uma projeção muito boa para a minha carreira – disse o goleiro.
Mesmo jovem, com apenas 20 anos de idade, Luis Carlos já tem uma carreira que impressiona. Formado no Internacional/RS, ele foi o goleiro que por mais tempo defendeu as categorias de base da Seleção Brasileira, passou cinco anos vestindo a camisa canarinho. No rubro-negro ele chegou em um período difícil, mesmo assim assumiu a camisa um e não decepcionou. Luis só foi perder o posto no início desta Série C, com a chegada de João Paulo.
- Do Brasil só ficam boas lembranças, foi o clube onde eu comecei a minha carreira como profissional e de onde se abriram as portas para mim. Por isso eu vou para a Turquia com o maior orgulho desse clube e o Brasil com certeza vai deixar saudades – garantiu Luis.
A direção Xavante ainda não definiu como vai ficar a situação do quadro de doleiros do time. Na próxima semana deve acontecer uma reunião com a comissão técnica e com a gerência de futebol para determinar se o clube contrata mais um atleta ou se integra de vez o arqueiro Juliano, do Sub-17, que vem treinando com o grupo principal desde o início desta Série C.
Foto/ Carlos Insaurriaga - Ass.G.E.Brasil/Colaborou Leonardo Crizel-Ass.G.E.Brasil

LOBAS

O E.C.Pelotas/Phoenix será a equipe representante do Rio Grande do Sul na Copa do Brasil 2009 de Futebol Feminino. A competição inicia no dia 15 de setembro e termina no dia 15 de dezembro.As Lobas disputarão este campeonato pelo fato do Pelotas ser o atual Campeão Gaúcho de Futebol Feminino.
SELEÇÃO
No último dia 18, as três lobinhas convocadas pela Seleção Brasileira sub-17, Jennifer, Andressa e Andressinha (foto), retornaram a Pelotas para dar continuidade aos treinamentos visando a segunda fase do Campeonato Gaúcho 2009.As atletas ficaram concentradas na Granja Comary, onde realizaram treinos projetando o torneio sul-americano e o campeonato mundial.
ANIVERSÁRIO
No último dia 25 de julho, o Departamento de Futebol Feminino do Pelotas completou 13 anos de existência. Ao longo desta trajetória, sempre sob comando de Marcos Planela, o clube conquistou inúmeros títulos, assim como alcançou a marca de 10 convocações para a Seleção Brasileira.
Foto/Texto - Gabriel Ribeiro/Ass.E.C.Pelotas